Oscar 2010: os filmes

O Oscar 2010 continua sendo assunto aqui na Visão.Arte.
Depois de conferirmos os looks do tapete vermelho, e uma coluna especialíssima escrita por Gabriela Santos Mendes, vamos falar um pouco sobre diversos filmes indicados - e vencedores - na 82ª edição do maior prêmio do cinema mundial.

Confira:

A Fita Branca

Vencedor do Festival de Cannes de 2009, A Fita Branca era o favorito a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas a Academia preferiu o argetino O Segredo dos Seus Olhos {resenha abaixo}.
O diretor austríaco Michael Haneke nos transporta a uma comunidade rural da Alemanha em 1913 - véspera da Primeira Guerra Mundial. Lá vivem pessoas comuns, como um pastor, um barão, um médico, um professor, mulheres, e muitas crianças. Donos da própria razão, esses homens impõe aos que estão submissos a eles castigos e punições, de acordo com a conduta que adotam. Essas crianças, vitimadas pelo autoritarismo, se vêem no direito de também punir àqueles que, segundo elas, são dignas de castigos.
Totalmente filmado em preto e branco, A Fita Branca tem a violência e a "verdade nua e crua" típicas do diretor, mas também uma fotografia impecável. O telespectador se sente no buraco da fechadura, como se os atores fossem na verdade membros reais daquela comunidade, que não se imaginam sendo filmados.
Em A Fita Branca, Haneke discute as origens do Nazismo: a violência velada dentro de casa, e a suposta autoridade e senso de justiça que cresciam dentro daquelas crianças - crianças essas que, anos depois, eram muitos dos adultos cruéis que comandaram a Alemanha na Segunda Grande Guerra.

Indicações: Melhor Filme Estrangeiro.

A Princesa e o Sapo
"A Princesa beijou o sapo, ele se tornou um lindo Príncipe, eles se casaram, e foram felizes para sempre..." A Disney inova seus próprios contos de fadas, criando uma história onde o beijo no sapo é apenas o início - e o início de grandes confusões.
As lindas músicas do filme renderam duas indicações ao Oscar de Melhor Canção Original. Pontuando toda a obra, as canções dão charme e ritmo. E não poderia ser diferente. A história se passa em Nova Orleans, berço do jazz americano.
Sapos - grilos - e crocodilos falantes garantem diversão certa, em um filme leve e muito divertido.

Indicações: Melhor Canção Original {Down in New Orleans - Randy Newman}, Melhor Canção Original {Almost There - Randy Newman}, Melhor Animação.

Amor Sem Escalas
Ryan Bingham {George Clooney} é um homem que passa a maior parte do tempo viajando a trabalho. Essa rotina virou a sua rotina, e ele não quer abrir mão disso. Tudo muda quando Natalie (Anna Kendrick} resolve mudar a regra do jogo na empresa - contrariando totalmente Ryan. Entre uma ponte-aérea e outra, ele conhece Alex {Vera Farmiga}, uma amante estimulante e charmosa, que tem muito a esconder. O filme de Jason Reiman é leve, traz duas atrizes de destaque {Vera Farmiga e Anna Kendrick - indicadas ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante} e George Clooney em seu melhor papel: o de um sedutor incorrigível.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor {Jason Reiman}, Melhor Ator {George Clooney}, Melhor Atriz Coadjuvante {Vera Farmiga}, Melhor Atriz Coadjuvante {Anna Kendrick}, Melhor Roteiro Adaptado.

Avatar
O diretor James Cameron - habituado a grandes filmes, como Titanic - marca a história do cinema com Avatar. Com uma história simples, e mesmo fraca, o filme arrebatou multidões com tecnologia de ponta: visualização 3D e imagens produzidas em câmeras especialmente feitas para o projeto. Os homens azuis de Cameron conquistaram o mundo, tornando-se a maior bilheteria da história do cinema.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Especiais.
Venceu em: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Especiais.

Bastardos Inglórios
Tarantino: ame-o ou deixe-o. Desta vez o diretor nos apresenta mais uma história forte, recheada de tiros, traições, violência, e uma excelente direção. Na França, um grupo de judeus liderados por Aldo Raine {Brad Pitt} se une para matar nazistas, no auge da Segunda Guerra Mundial. Sua ação chega aos ouvidos de Hitler, mas seus principais alvos são os aliados do chefe supremo alemão. Bridget Von Hammersmark {Diane Kruger}, atriz alemã, apimenta a história trabalhando como agente duplo,. Do outro lado da história, Shosanna {Mélanie Laurent}, judia que quando criança teve os pais mortos pelo oficial alemão Hans Landa {o ótimo Christoph Waltz - foto} finalmente tem a chance de se vingar.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção {Quentin Tarantino}, Melhor Ator Coadjuvante {Christoph Waltz}, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som.
Venceu em: Melhor Ator Coadjuvante {Christoph Waltz}.


Coco antes de Chanel
Chanel é moda, é estilo, é eterna. Mas quem foi Gabrielle Chanel? Como ela se tornou o ícone? É isso que a diretora Anne Fontaine nos mostra, desde o abandono de Gabrielle e sua irmã em um orfanato, passando por todo seu desenvolvimento, seus amores, sua vida de dançarina, o interesse pela moda, até o estrelato. A estilista é interpretada por Audrey Tautou, uma atriz que cresce a cada papel e que consegue retratar Chanel com exatidão: uma mulher que precisa ser forte para sobreviver, mas que tem dentro de si a doçura dos que são capazes de amar.

Indicações: Melhor Figurino.

Coração Louco
Bad Blake {Jeff Bridges} é um cantor country que já não tem mais o sucesso de outrora, e agora vive em turnê pelo interior dos EUA. Em uma dessas cidadezinhas ele conhece Jean {Maggie Gyllenhaal}, uma repórter que mais do que contar a história de Bad, vai ajudá-lo a escrever seu futuro. Alcóolatra, o músico convive com a dureza da indústria musical, e a humilhação de abrir o show de um cantor bem mais jovem,  Tommy Sweet {Colin Farrell}. Família, fama e alcoolismo são alguns dos temas abordados com muita sensibilidade no filme de Scot Cooper, que conta com a brilhante interpretação de Jeff Bridges.

Indicações: Melhor Ator {Jeff Bridges}, Melhor Atriz Coadjuvante {Maggie Gyllenhaal}, Melhor Canção Original "Weary Kind" (Ryan Bingham; T-Bone Burnett}.
Venceu em: Melhor Ator {Jeff Bridges}, Melhor Canção Original "Weary Kind" (Ryan Bingham; T-Bone Burnett}.

Distrito 9
Os alienígenas estão em Joanesburgo, maior cidade da África do Sul. No filme do estreante Neill Blomkamp, o Apartheid {regime de separação entre negros e brancos que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1990} ganha uma nova versão, desta vez com a separação e conflitos entre humanos e alienígenas. Na luta que se trava, principalmente em uma região da cidade - o Distrito 9 - onde os extraterrestres habitam, um humano é contaminado e torna-se parte alienígena. Em estilo documentário, o filme apresenta alta dose de violência.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais.

Educação
Ela quer crescer. Ele não quer ser gente grande. Eles se encontram, e um empresta pro outro o melhor de seu mundo. Mas como espécies diferentes, eles se estranham, se magoam, se impedem um ao outro.
Jenny Miller {a talentosíssima Carey Mulligan} vive na Londres de 1961, e enxerga duas alternativas para a vida: cursar a faculdade em Oxford, ou se casar. O filme começa quando ela empenha todos os seus esforços na primeira opção, até conhecer David Goldman {Peter Sarsgaard}, um homem que pode lhe dar tudo o que sempre sonhou. Bares, muito jazz, cigarro, sexo, amigos, Paris... Jenny acha que finalmente encontrou a felicidade, e até mesmo seus pais acreditam nisso, até que por um descuido David revela seu maior segredo, e Jenny é obrigada a recomeçar.
O filme é leve, atraente, sedutor. Um dos melhores dessa temporada.

Indicações: Melhor Flme, Melhor Atriz {Carey Mulligan}, Melhor Roteiro Adaptado.

Invictus
Nos anos 90, Nelson Mandella {Morgan Freeman} sai da prisão e encontra uma África do Sul engatinhando no processo de união racial. Para vencer as marcas do Apartheid, o líder negro investe no time de Rugby, capitaneado por François Pienaar {Matt Damon}. Mandela vê no esporte e na proximidade da Copa do Mundo de Rugby {realizada na África do Sul em 1995} uma oportunidade única de unir seu povo, e seu otimismo leva o time a ser campeão do torneio.
O filme é forte, mas não uma força brutal, e sim a força de um ideal. Em cada cena percebemos o caráter de Nelson Mandela, a luta do líder que soube perdoar os que o prenderam e renovar seu país. Morgan Freeman está impecável e Matt Damon faz um belíssimo trabalho.

Indicações: Melhor Ator {Morgan Freeman}, Melhor Ator Coadjuvante {Matt Damon}.

Julie & Julia
A história real de Julia Child e Julie Powell é doce. Doce como várias das receitas feitas pelas duas durante o filme. No final dos anos 40, Julia {a maravilhosa Meryl Streep}desembarca em Paris e, apaixonada pela culinária francesa, resolve estudar os segredos dos chefs da cidade. Com o tempo, ela transforma-se em um ícone da culinária mundial, autora de livros e famosa em programas de TV. Já nos anos 2000, Julie Powell {Amy Adams} vive uma rotina tediosa, até que resolve montar um blog batizado de Julie/Julia Project. Seu objetivo é, em um ano, refazer as 524 receitas que Julia ensina no seu mais célebre livro {Mastering the Art of French Cooking}, contando aos seus internautas suas experiências no preparo de cada prato.
Nora Ephron, escritora e diretora, nos transporta para duas épocas diferentes, mas para a mesma esperança: a de erguer a vida através dos sabores da culinária francesa.
No filme, Meryl Streep reencontra dois de seus parceiros de outros sucessos: Amy Adams, de Dúvida; e Stanley Tucci, de O Diabo Veste Prada.

Indicações: Melhor Atriz {Meryl Streep}.

Nine
Livremente inspirado em "Fellini 8 1/2", do cineasta italiano Federico Fellini, "Nine" conta a história de Guido Contini, um cineasta envolvido na produção de seu novo filme. A questão é: ele não sabe a história desse próximo projeto. Totalmente perdido entre cobranças e expectativas, Guido é assombrado por sonhos, fantasmas pessoais, suas lembranças, e sua própria vida amorosa confusa.
O roteiro não se discute: é bom, e sua eficiência foi provada em "Fellini 8 1/2", considerada uma das obras-primas do mestre italiano. Mas na versão de Rob Marshall personagens se perdem e o principal trunfo da refilmagem, que é o grande elenco, é desperdiçado. leia mais aqui.

Indicações: Melhor Atriz Coadjuvante {Penélope Cruz}, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Canção.

O Mensageiro
O soldado norte-americano Will Montgomery {Ben Foster} é ferido em combate, volta para casa, e é remanejado para uma tarefa sutil, mas extremamente dura: a de notificar o falecimento de militares no front iraquiano. Seu companheiro de trabalho é o Capital Stone {Woody Harrelson}, um homem capaz de manter a cabeça fria mesmo diante das mais dolorosas reações. Montgomery descobre, então, que encarar a dor da perda de quem não foi para o campo de guerra pode ser tão cruel quanto estar na batalha.
Woody Harrelson foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, mas Ben Foster merecia também estar no Oscar 2010. O ator é exato na composição do soldado que se sente desorientado ao voltar para a civilização.

Indicações: Melhor Ator Coadjuvante {Woody Harrelson}, Melhor Roteiro Original.

O Segredo dos Seus Olhos
A Argentina marcou presença no Oscar 2010 com um filme forte, intenso, e envolvente, dirigido por Juan José Campanella. Depois de anos trabalhando em um Tribunal de Justiça de Buenos Aires, Benjamin Esposito {Ricardo Darin} finalmente se aposenta. Para preencher o tempo, ele resolve escrever um livro, e a história que mais o atrai a é de um assassinato que investigou 25 anos antes. Suas lembranças são ainda mais destacadas quando reencontra Irene {Soledad Villamil}, sua chefe na época do crime. Refazendo as linhas da morte de Liliana Coloto {Carla Quevedo}, Esposito tem um estranho e revelador reencontro com o marido da vítima, Ricardo Morales {Pablo Rago}, e o assassino, Pablo Sandoval {Guillermo Francella}. Mas além da verdade sobre a crueldade do estupro e morte da jovem, Esposito recebe do destino a chance de finalmente declarar-se a Irene, seu grande amor.

Indicações: Melhor Filme Estrangeiro.
Venceu em: Melhor Filme Estrangeiro.

Preciosa
Sem dúvida o filme mais comovente do ano, Preciosa é uma história de superação e esperança, banhada a muitas lágrimas e sofrimento. O longa de Lee Daniels conta a história de Claireece Precious Jones {Gabourey Sidibe}, uma menina de 16 anos, negra, obesa, e muito pobre. Sua situação social é agravada pelo seu universo familiar: seu pai a estupra e sua mãe Mary {em aplaudida atuação de Mo'Nique} a culpa pelos atos do marido.
Grávida do segundo filho, fruto da violência de seu pai, Precious encontra em uma nova escola a possibilidade de mudar de vida, e reescrever sua história com esperança.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz {Gabourey Sibide}, Melhor Atriz Coadjuvante {Mo'Nique}, Melhor Diretor, Melhor Edição.
Venceu em: Melhor Atriz Coadjuvante {Mo'Nique}.


Um Homem Sério
Um Homem Sério... ou seria "um homem chato"? ou "coitadinho desse homem"? Com uma lente quase invasiva na naturalidade dos personagens, os irmãos Cohen nos apresentam um homem {Michael Stuhlbarg} legal. Legal mesmo. Que poderia ser feliz. Ele faz tudo pra ser feliz. Mas ele... não é. O cara vive sendo trapaceado pela vida, mas mantém a postura.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original.

Um Sonho Possível

Um adolescente negro, sem abrigo, filho de uma mulher viciada e de um pai desconhecido. Uma mulher rica, loira, vaidosa, chefe de uma família estruturada e feliz. O destino dessas duas pessoas se cruza quando Michael Oher {Quinton Aaron} consegue uma bolsa de estudos na escola dos filhos de Leigh Anne Tuohy {Sandra Bullock - impecável}. Sem ter onde dormir, em uma noite fria, Michel é encontrado por Leigh, e depois da primeira noite em sua casa só sai de lá anos depois - e direto para a faculdade.
O filme de John Lee Hancock, baseado no livro The Blind Side: Evolution of a Game de Michael Lewis, conta a história real do menino que passou do abandono das ruas ao estrelato no futebol americano. A trama é comovente, e traz uma Sandra Bullock perfeita, digna de seu primeiro Oscar. O envolvimento da família de Leigh nos encanta, e dá aquela sensação boa de que ainda existe gente boa nesse mundo - e de que essas pessoas fazem a vida aqui valer mais a pena.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz {Sandra Bullock}.
Venceu em: Melhor Atriz {Sandra Bullock}.

Up - altas aventuras
Se você ainda pensa que filmes de animação são só para crianças, precisa ver Up - altas aventuras. Desenvolvido pelo Pixar Animation Studios, este é um dos melhores filmes so ano. Carl e Ellie se conhecem ainda crianças, atraídos por uma paixão em comum: as aventuras do explorador Charles Muntz. O tempo passou, eles casaram, foram felizes, e depois da morte de Ellie, Carl decide realizar o maior sonho do casal: morar no Paraíso das Cachoeiras - lugar na América do Sul, divulgado a todo o mundo por Charles Muntz. Em sua aventura, Carl conta com elementos inusitados: uma casa que voa com o auxílio de balões de ar, um menino escoteiro, um cão que fala, e uma ave rara.
Chegando ao Paraíso das Cachoeiras, o velho Carl tem a maior decepção de sua vida: seu herói, Charles Muntz, é na verdade um homem ambicioso e sem caráter, disposto a tudo para alcançar seus objetivos. Unido a seus novos amigos, Carl luta por seu sonho - e assim, renova em todos os sonhos de criança.

Indicações: Melhor Filme, Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Original,
Melhor Edição de Som.
Venceu em: Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora Original.

lista completa dos vencedores aqui.

Você concorda com as indicações?
E com os vencedores?

Continue ligado na Visão.Arte e confira em breve novos filmes, como o maior vencedor do Oscar 2010, Guerra ao Terror. Aguarde!

Até a próxima,

Lathife Cordeiro
@VisaoArte

0 comentários: