No Teatro: Oui, Oui... A França é Aqui – A Revista do Ano

Quando vemos paisagens francesas em novelas ou filmes temos a impressão de que aquela é uma  realidade distante, irreal para nós, que vivemos nos trópicos. Então, o que teria em comum a Cidade Maravilhosa, "purgatório da beleza e do caos", com a explêndida Cidade Luz?

Essa barreira imaginária vai ao chão durante as duas horas e meia do espetáculo Oui ,Oui... a França é Aqui. - a Revista do Ano O clima francês já começa na locação: o musical está em cartaz no Teatro Maison de France, no Centro do Rio. A austeridade do ambiente francês dá logo espaço para a alegria carioca, quando surge em cena - ainda durante os avisos de "desligem seus celulares" - um simpático São Sebastião. Sim, São Sebastião é mais um dos laços que unem a França ao Brasil: nascido por lá, ele fez fama por aqui, ao se tornar padroeiro da Cidade Maravilhosa.

Depois da apresentação do "santo", somos brindados com um lindíssimo quadro musical, que envolve os seis atores do espetáculo: Gottsha, Marya Bravo, Solange Badim, César Augusto, Cristiano Gualda, e Gustavo Gasparani. Benvindos nos tornamos, então, na mistura de luzes e samba a que seremos entregues nas horas seguintes.

Utilizando o formato revista do ano, o musical é leve, e muito alegre. O sorriso que se estabelece no rosto logo no início, com o surgimento do São Sebastião, fica ali até a última cena. Somos apresentados a personagens divertidos e um tanto confusos entre a brasilidade e a "estrangeiridade", tais como: o pai, que quer que a filha case com um estrangeiro pois detesta tudo o que é brasileiro; a filha, apaixonada por um brasileiro; o brasileiro em questão, que rejeita "estrangeiridades"; o inglês canastrão; o Cristo Redentor com gingado de Roberto Carlos; a sofisticada Torre Eiffel; a Nega do Cortiço; e, é claro, nosso querido São Sebastião.

Durante a história, vemos que o brasileiro tem a generosa capacidade de absorver costumes, sendo uma país multicultural, de braços e coração aberto {como o Cristo Redentor} ao mundo.

O cenário de Nello Marrese nos transporta do Pão de Açúcar ao Olimpo, e daí ao interior de um cortiço ou ao Theatro Municipal, sempre com graça. O figurino, assinado por Marcelo Olinto, tem como base calça jeans, blusa azul e sapato preto, é versátil, possibilitando diversas caracterizações. A história é divertida, tem a sua moral sem ser chata, mas o grande trunfo de Oui, Oui... a França é aqui - a Revista do Ano são os atores. É raro encontrarmos um grupo tão afinado: afinado nas lindas vozes, mas também em cena. O diretor João Fonseca conseguiu de sua trupe afinidade e sincronia, não há um espaço vazio em cena, e as vozes... ah, as vozes! Dignas dos maiores teatros franceses e das nossas boas casas de show cariocas. João Callado e Nando Duarte, responsáveis pela direção musical, conseguem tirar de cada ator o melhor de seu potencial como cantor, formando um conjunto afinado e muito agradável aos ouvidos, embalando-se na leve e marcante coreografia de Sueli Guerra.

Oui, Oui... a França é aqui - a Revista do Ano está se despedindo do Rio de Janeiro, por isso corra, compre seu ingresso, e deleite-se com o samba carioca caprichado no charme francês.

Imperdível!

Serviço:
"Oui, Oui... A França é Aqui – A Revista do Ano"
Local: Teatro Maison de France PSA Peugeot Citroën
Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro – (21) 2544-2533
Horários: Quinta a domingo às 19h30;
Preços: Quintas e sextas, R$ 50,00; Sábados e domingos, R$ 60,00
Classificação indicativa: Livre
Duração: 1h50 (intervalo de 10 minutos)
Até 18 de abril de 2010.

fotos: divulgação Sábios Projetos.

Até a próxima,
Lathife Cordeiro
@VisaoArte

1 comentários:

Ruby disse...

Que projeto legal esse. Muita coisa sobre cinema me interessa e atrai um bom púbico. Espero que as matérias sejam bem ecláticas, sem se firmar só em filmes, atores e revistas mais modernas e abordem os clássicos, minha paixão.