"Nine"

Uma das minhas maiores expectativas em relação ao cinema atual transformou-se em uma grande decepção. Estou falando do musical "Nine". Dirigido por Rob Marshall, o filme tem um elenco de estrelas: Daniel Day-Lewis, Penelope Cruz, Nicole Kidman, Judi Dench, Marion Cotillard, Sophia Loren, Kate Hudson, e Fergie dão ao longa status de sensação mundial. Mas isso até as luzes do cinema se apagarem...

Livremente inspirado em "Fellini 8 1/2", do cineasta italiano Federico Fellini, "Nine" conta a história de Guido Contini, um cineasta envolvido na produção de seu novo filme. A questão é: ele não sabe a história desse próximo projeto. Totalmente perdido entre cobranças e expectativas, Guido é assombrado por sonhos, fantasmas pessoais, suas lembranças, e sua própria vida amorosa confusa.O roteiro não se discute: é bom, e sua eficiência foi provada em "Fellini 8 1/2", considerada uma das obras-primas do mestre italiano. Mas na versão de Rob Marshall personagens se perdem e o principal trunfo da refilmagem, que é o grande elenco, é desperdiçado. Daniel Day-Lewis é inglês demais para viver um italiano; Penelope Cruz abusa do gênero "desesperada espanhola"; Nicole Kidman não lembra em nada a musa de "Moulin Rouge"; e Sophia Loren parece não saber o que faz ali. Apesar de Penelope Cruz ter sido indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, o mérito de interpretação vai para Marion Cotillard. A atriz, que hipnotizou como a protagonista de "Piaf, um hino ao amor", dá vida a uma Luiza sofrida na medida certa, imprimindo emoção à personagem traída por um homem que não sabe quem é e o que quer da vida.

Marion Cotillard é destaque no filme

Diretor de "Chicago", Rob Marshall faz de "Nine" um musical pobre: músicas fracas e a falta de dança decepcionam os apaixonados pelo gênero.

Indicado quatro vezes ao Oscar de 2010 {Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Canção}, "Nine" é um verdadeiro desperdício. Uma decepção.

Até a próxima,

Lathife Cordeiro
@LathifeCordeiro

0 comentários: