Desfile das Campeãs do Rio

Sábado, dia 20, aconteceu no Rio de Janeiro o Desfile das Campeãs do Carnaval 2010, eu fui, e conto aqui minhas principais impressões.

Ver a Mangueira é algo surreal. Mesmo não tendo sido o melhor desfile, que mereceu o 6º lugar, o amor de seus componentes e torcedores torna a experiência de assistir a um desfile da verde e rosa inesquecível. O samba desse ano, "Mangueira é Música do Brasil", é lindo e foi animadamente defendido pela escola. Destaque para a bateria com sua paradona e a coreografia ensaiada por Carlinhos de Jesus.

Campeão de 2009, o Salgueiro conquistou o 5º lugar em 2010 com um belíssimo enredo que homenageava os livros. "Histórias sem Fim" levou para a avenida do samba tramas inesquecíveis como o "Pequeno Príncipe" e as obras de Monteiro Lobato. Lindo.

Noel Rosa completaria 100 anos em 2010, e recebeu uma homenagem a altura: um samba composto por Matinho da Vila. Nessa união de dois de seus maiores poetas, a Vila Isabel invadiu a Sapucaí com um enredo alegre, e um samba delicioso de ser cantado. Com Noel a Presença do "Poeta da Vila" a escola chegou ao 4º lugar.

Ainda não entendi a Beija-Flor. O enredo falava de Brasília, mas em seu samba Niemeyer sequer era citado. Isso é só uma observação para que entendam o porquê do meu espanto. A escola conquistou o 3º lugar com um enredo tecnicamente bem executado, mas com carros repetitivos e um desfile cansativo. "Brilhante ao Sol do Novo Mundo, Brasília do Sonho a Realidade, a Capital da Esperança" não me conquistou.

Se a Beija-Flor me decepcionou, a Grande Rio me surpreendeu e mereceu o 2º lugar. Homenageando outros carnavais, a escola levantou a avenida e fez todo mundo cantar o samba "Das Arquibancadas ao Camarote No. 1. um Grande Rio de Emoção na Apoteose do Seu Coração". Uma das principais homenagens foi a Joãozinho Trinta, que desfilou e emocionou. Paola Oliveira foi não apenas a rainha da bateria da Grande Rio, mas reinou em toda a Sapucaí. Sem dúvida é a rainha do Carnaval 2010. Alegre, carismática, enturmada... incrível!

A Unidos da Tijuca desvendou o segredo de um Carnaval perfeito, e surpreendeu com um desfile impecável. A escola estava em êxtase de alegria em ganhar seu primeiro campeonato desde 1936. O samba "É Segredo" foi defendido com garra e emoção pelos componentes da escola. A comissão de frente entrou para a história: o efeito das mulheres trocando de roupa em dois segundos foi arrebatador. Mas não foi apenas a comissão de frente que arrebatou a plateia. A cada carro, a cada alegoria, a cada fantasia, a Tijuca se mostrava merecedora do campeonato. Paulo Barros, o carnavalesco, merece todas as honras.

A Marquês da Sapucaí é um dos maiores palcos a céu aberto do mundo, e o carnaval é um grande espetáculo cultural. Todas as escolas estão de Parabéns, e seus componentes podem se alegrar com o resultado de seu trabalho. Uma festa feito pelo povo e para o povo.

Até a próxima,

Lathife Cordeiro
@VisaoArte

Fotos: estadao.com.br
Foto Paola Oliveira: Ego


0 comentários: