"Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar"

O teatro Oi Futuro Ipanema é novo, e já estreia com toda a possibilidade de sorte, exibindo "Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar". Espaço agradável, muito bem localizado, deixa a gente com aquela alegria quando sabe que vai ter mais um lugar para cultura e diversão.

Depois do tradicional café expresso, as portas se abrem. E qual não é minha surpresa ao perceber que o público já é recebido pela suave prosa de Paulo José! O diretor, ator, produtor {ARTISTA} está ali, no canto de baixo do palco, em uma mesa meio bagunçada, falando sobre Ana Cristina Cesar, falando sobre pó royal... falando suave. Por sorte incrível, sento-me na mesma fileira de Aderbal Freire Filho. Bendito seja o Rio de Janeiro onde podemos encontrar por aí e por aqui seres tão iluminados. Aderbal tem um sorriso doce, conversa, fala sobre seu novo projeto {está em cartaz na direção de "Macbeth"}, é gentil e causa ótima impressão à minha prima Karen, que faz seu debut em teatros. Paulo José e Aderbal Freire Filho! A noite já começou incrível!

Não há vozes gravadas de boas-vindas ou pedidos para que os celulares sejam desligados. A peça flui naturalmente, envolve. Paulo José continua falando, contando, nos recebendo em sua sala grande e tão íntima. O sinal toca, e ele continua no mesmo tom. Até que entra em cena Ana Kutner. De início Ana é para mim uma atriz, filha de Paulo José e Dina Sfat. Mas logo Ana Kutner se transforma em Ana Cristina Cesar. E toma o palco!

Palco... o palco do Oi Futuro Ipanema virou uma bagunça deliciosa, de papéis e elementos simples, como chapéu, cadeira, mala, e uma programação visual de primeira.

Ana Cristina Cesar era uma desconhecida pra mim. Mas Paulo José, interpretando ele mesmo, nos conta um pouco da história daquela mulher que ele conheceu na TV Globo de televisão nos anos 80, quando ela era responsável para analisar textos, entre eles os do programa de Paulo, "Quase Verdade".

No palco, Ana Kutner traz uma Ana CC poeta, confusa, e capaz de tudo - inclusive de dar fim a própria vida. Kutner brinca entre balanços que lembram um navio, é elástica, é forte em cena. Paulo José é pensante, indagador, pontua as falas de Ana, acrescenta.

"Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar" é o reencontro com um grande artista {Paulo José} e o encontro com duas mulheres que se transformam em arte {Ana Cristina Cesar e Ana Kutner}. Um programão!

Teatro Oi Futuro Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54 - 2º piso

Bairro: Ipanema
Telefone: 3201-3010

Horário: Sexta e sábado, 21h; domingo, 20h.
Até domingo (7)
Ingresso: R$ 20,00

ps. falando de Paulo José e Aderbal Freire Filho, os dois estrelam, com Domingos de Oliveira, o longa "Juventude". O filme é um verdadeiro carinho no coração. Assistam!

Lathife Cordeiro

0 comentários: